Classificações
Na busca de ampliar a compreensão da comunidade terapêutica sobre o sistema Florais da Amazônia, surgiram várias classificações. Todas elas vieram da decodificação das mensagens recebidas dos elementais da natureza. São, portanto, orientadas ao estudo das afinidades existentes entre a natureza das flores e o mundo humano, e não pautadas no estudo dos desequilíbrios que podem ajudar a tratar.
MATA VIRGEM
A Mata Virgem manifesta com fidelidade genuína a matriz original da vida terrena. Nela podemos ler a história da evolução dos reinos (mineral, vegetal e animal, e os reinos intermediários) e neles nos espelhar no resgate da nossa própria matriz.

Grandes Árvores

Arbustos

Cipós

Fungos

Epífitas
CAPOEIRA
A Capoeira é a mata secundária, ou seja , aquela que brotou após a derrubada da mata original. Suas sementes em geral estavam adormecidas sob a terra, como uma reserva natural da vida para responder à destruição.

CULTIVADAS
As flores cultivadas estão mais domesticadas em relação a seus aspectos primitivos e originais, pois dependem diretamente da ação humana para se desenvolverem. Esta dispensação de energia não é unilateral, mas retorna ao homem, influenciando ou adestrando sua ação externa, como para suprir as necessidades humanas que carecem também de cultivo. Ela se relaciona à transformação voluntária, ao comportamento, ao aprendizado.
CLASSIFICAÇÃO DOS ELEMENTOS
No estudo dos Florais da Amazônia está incluída a identificação da presença e da ação dos 4 elementos planetários, água, fogo, terra e ar, na assinatura das plantas. Esta abordagem está presente na cultura dos povos originários da floresta, bem como em tantas outras culturas dos povos do mundo, de formas diferenciadas.

ÁGUA

TERRA

FOGO

AR
PONTOS DE FORÇAS
O que chamamos de Ponto de Força, dentro do estudo dos Florais da Amazônia, refere-se ao ponto de ancoramento da força das flores no campo de consciência à que se expõe. Seja humano, animal, vegetal ou mineral, uma vez que a utilização dos florais estende-se para todas as criaturas.
CLASSIFICAÇÃO DOS ORIXÁS
Seguindo a mesma linha de raciocínio que nos inspira a classificar
as flores de acordo com sua própria natureza, apresentamos nossa segunda classificação dos Florais da Amazônia, segundo a mitologia dos Orixás.

OXALÁ

JUREMA

XANGÔ

OXUM

OBALUAÊ

IEMANJÁ
EXÚ

OGUM

OXUMARÉ

OXÓSSI

NANÃ
